
Com sua energia contagiante, ela faz de suas apresentações ao vivo experiências únicas, abrindo seu coração e deixando que seu violão, seu baixo e sua voz atinjam o público com força máxima. Sua música é uma mistura de rock, jazz, ritmos brasileiros e, obviamente, dos ritmos de sua terra natal, Cuba, como o son, a rumba, a trova ou mesmo o fílin. Suas influências musicais são o funk, o jazz, o rap e o soul, com conexões ancoradas na herança Africana e Caribenha. “A cena musical cubana é pouco conhecida no exterior, a informação que chega é sempre incompleta, como se Cuba fosse completamente antiquada. Trata-se de um país jovem, com uma cultura riquíssima, fruto de um caldeirão de influências, a riqueza é essa: a diversidade da música cubana”, diz Yusa.
Haiku
O último disco de Yusa, Haiku, foi lançado em 2008 na Europa e nos Estados Unidos e em 2009 na América Latina. Haiku revela essa diversidade cultural em dois elementos essenciais na música de Yusa: a cidade de Havana e o Mar. Esse ambiente sonoro foi encorajado pelo produtor do disco, o brasileiro Alê Siqueira, que produziu discos de Marisa Monte, Bebel Gilberto, Omara Portuondo e outros grandes nomes da música.
Desde que se graduou em música tradicional Cubana, Yusa vem experimentando com diversos instrumentos. Ficou bastante conhecida com seu baixo elétrico ao participar da turnê In Cité do brasileiro Lenine e ao participar do encerramento dos Jogos Pan-americanos no Rio. Ultimamente voltou a se dedicar ao Trés, típico violão cubano e isso se vê no álbum Haiku. Mas Yusa diz que seu instrumento realmente inseparável é o violão.
25/08 – SESC Bauru
26/08 – Centro Cultural Rio Verde – Yusa SOLO
27/08 – Memorial da América Latina + Tulipa Ruiz
Yusa no Brasil
25/08/2010 – SESC Bauru
21hs – Grátis
Av. Aureliano Cardia, 6-71
Bauru – SP
26/08/2010 – Centro Cultural Rio Verde
22h00 – R$ 15
Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena
São Paulo – SP
27/08/2010 – Memorial da América Latina
21h00 – R$ 15,00
Série Conexão Latina: Yusa & Tulipa Ruiz
Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
São Paulo SP
Realização: SESC-SP e Memorial da América Latina
Produção: Scubidu Prods.