Caríssimo Verissimo

Por três dias, Porto Alegre vai virar a capital do humor gráfico brasileiro: a cidade será palco de uma homenagem pública ao cronista mais querido do Brasil, Luis Fernando Verissimo. Aos 85 anos (celebrados em 26/9), LFV ganha uma grandiosa exposição nacional de caricaturas, algo inédito no gênero, o equivalente a um salão de humor. O evento reúne trabalhos de 86 artistas gráficos e visuais do Rio e São Paulo, Salvador e Curiitiba, Belo Horizonte e Florianópolis, Porto Alegre e de dezenas de outras cidades em vários estados. Metade deles, por pura admiração, já havia caricaturado LFV, e publicado seus desenhos na imprensa ou revistas, em livros ou na internet.

Alguns presentearam LFV com originais, como Angeli e os irmãos Chico e Paulo Caruso. Além deles, se destacam na expo a arte dos mestres da caricatura, como Baptistão, CAu Gomez, Cavalcante, Dalcio, Fernandes e Lula Palomanes. O público vai se divertir ou se encantar com as visões veríssimas de Adão, Benett, Bruno Ortiz, Cado, Canini (participação póstuma), Edgar Vasques, Jaca, Joaquim da Fonseca, Jota Camelo, Laerte, Lipe, Maumau, Pablito, Rodrigo Rosa, Santiago e todos os demais. Focados na cara ou na figura de LFV, o elenco inteiro brinda o autor de mais de 80 livros com desenhos de todos os estilos, formas e técnicas. Essa imensa e admirável galeria os leitores e os admiradores de LFV vão poder curtir (ao vivo e a cores e também em p&b) na expo Caríssimo Verissimo. A expo, queestará montada ao ar livre por três dias, se compõe de 24 grandes banners instalados sob o caramanchão da Praça João Paulo I, no bairro Santana. As exibições diárias vão das 12 às 19h.

Vá de máscara, ria e sorria com os olhos. Capaz do homenageado aparecer. Este evento é uma iniciativa cultural do Espaço Amelie do Baden Cafés Especiais para homenagear Luis Fernando Verissimo por toda a cultura que nos legou até agora. Porque o perfil do Espaço Amelie é todo cultural, desde o ambiente aberto às artes, como lançamentos de livros, exposições e outras manifestações criativas. Aos poucos o Espaço Amelie do Baden Cafés Especiais se insere no cenário cultural da cidade.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Luis Fernando Verissimo e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.