Mônica Bergamo – Folha de São Paulo
Os produtores de carne de ave vão convidar jornalistas de 40 países para visitarem suas unidades no Brasil. Eles querem combater a imagem de que o país não fiscaliza direito as empresas, criada depois da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
FICHA LIMPA
“Queremos mostrar a um jornalista italiano, por exemplo, de onde vem a carne de frango consumida em seu país”, afirma o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra. Os convites serão feitos para o Siav, o salão internacional de avicultura, que ocorrerá daqui a quatro meses.
ELO
Os policiais que interrogaram nesta terça (21) o blogueiro Eduardo Guimarães sobre o vazamento da informação de que Lula seria alvo de uma ação policial, em março do ano passado, disseram a ele que não apenas já sabiam a fonte da notícia como também quem passou a história a essa pessoa: uma mulher ligada à Receita Federal.
ELO 2
Guimarães obteve e divulgou em seu blog a informação, ainda sigilosa, de que Lula seria o centro de uma operação da PF.
ELO 3
O juiz Sergio Moro, que ordenou a condução coercitiva de Eduardo Guimarães para prestar depoimento, não quis responder, nesta terça, se outros vazamentos ocorridos no âmbito da Operação Lava Jato já foram ou estão sendo investigados.
TODO DIA
Os vazamentos, comuns na Lava Jato, têm sido objeto de crítica não apenas de seus alvos. O ministro Gilmar Mendes chegou a dizer, nesta terça (21), que “na Lava Jato, a publicação de informações sob segredo de Justiça parece ser a regra, e não a exceção”.