PT culpa EUA por guerra de Putin

Petistas criticaram ‘a política de longo prazo dos americanos de agressão a Moscou’ e a expansão da Otan em direção às fronteiras russas

O PT decidiu culpar os Estados Unidos pelos ataques da Rússia à Ucrânia, ordenados por Vladimir Putin. Em publicação na conta oficial do “PT no Senado” no Twitter há pouco — que foi apagada em seguida –, integrantes do partido criticaram ‘a política de longo prazo dos americanos de agressão a Moscou’ e a expansão da Otan em direção às fronteiras russas.

“O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Otan em direção às fronteiras russas. Trata-se da política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público”, afirmaram.

“Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente”, acrescentaram em outro post, que segue no ar até o momento.

“Contudo, a aposta recente da Rússia na guerra, ainda que parcial e com objetivos meramente militares, também agride o Direito Internacional Público e o sistema de segurança coletiva cristalizado na ONU. Por isso, o PT no Senado lamenta e condena essa aposta temerária na guerra”, concluíram.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Antagonista. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.