A expectativa pré-viagem

Cresceu entre os assessores do presidente Lula a expectativa de que ele anuncie os indicados à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal ainda nesta semana.

Eles acreditam o presidente divulgará os nomes dos escolhidos até segunda (27), quando embarca para uma viagem à Europa e ao Oriente Médio.

Em conversas recentes, Lula afirmou que indicaria um PGR e um ministro do STF antes de definir com quem vai ficar a bilionária Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Também em outras conversas comentou que seria melhor não correr o risco de confrontar o Senado e sofrer uma derrota, a exemplo do que ocorreu com Igor Roberto Roque, rejeitado para o cargo de defensor público-geral da União.

Esse é um dos motivos que pesa a favor do subprocurador Paulo Gonet para a PGR e de Jorge Messias para o Supremo. Messias é evangélico, e Lula ouviu de petistas que até a oposição religiosa e bolsonarista apoiaria sua indicação.

O possível anúncio antes da viagem ao Oriente Médio e depois à Europa permitiria que os indicados corressem atrás de apoio no Senado antes das sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça e de votos no plenário, onde os trabalhos terminam em menos de um mês.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em O Bastidor e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.