Guido Viaro autografa o seu vigésimo romance neste sábado (19) em Curitiba

O escritor Guido Viaro autografa o seu mais recente romance, A Gueixa sem Século (Insight, 2022) neste sábado, 19 de novembro, das 14h às 19h, no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1.348), no centro de Curitiba. Com 256 páginas, o livro custa R$ 50. A entrada é gratuita.

Há tempos sem realizar sessão de autógrafos, o escritor curitibano, ocupante da cadeira 14 da Academia Paranaense de Letras, explica o motivo de promover um lançamento presencial: “Acho que é o reencontro com o público, e também a celebração de chegar ao vigésimo romance”.

Em A Gueixa sem Século, o título, de acordo com o autor, faz uma referência a uma questão fundamental do livro: o tempo – e sua enorme influência sobre as coisas e elementos menos fundamentais, e também a influência (do tempo) consideravelmente menor sobre aquilo que é mais profundo.

No romance, a protagonista Aiko deixa o Japão para conhecer o mundo durante o século 20. Viaro acrescenta que as leitoras e os leitores vão encontrar, em A Gueixa sem Século, aventuras, descobertas, mas também questionamentos a respeito do sentido da vida.

O que se repete em todos os romances do escritor, segundo ele mesmo diz, inclusive em A Gueixa sem Século, é a eterna busca por algo que transcenda a existência banal – e isso pode ser comprovado lendo, por exemplo, O comprador (Insight, 2017), O princípio da incerteza (Insight, 2019), O mestre das polcas (Insight, 2019) e Trem (Insight, 2020), entre outros títulos que Viaro lançou.

Em 2020, ele conquistou o primeiro lugar no Prêmio BPP Digital, da Biblioteca Pública do Paraná, na categoria romance com O Cubo Mágico. “Foi uma grande alegria e serviu como um ponto de referência para descobrir que o que faço pode servir para outros. O resultado e o reconhecimento são importantes e dão confiança, mas não podem se tornar um objetivo”, afirma.

Curitibano, nascido em 1968, o escritor é formado em Letras e dirige desde 2009 o Museu Guido Viaro, instituição que exibe obras de seu avô (ambos têm o mesmo nome) e viabiliza atividades culturais, de exibições de filmes a lançamentos de livros.

Serviço: Lançamento de A Gueixa sem Século (Insight, 2022), vigésimo romance de Guido Viaro. Dia 19 de novembro, das 14h às 19 horas. Local: Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1.348), Curitiba. A obra, de 256 páginas, custa R$ 50. Entrada gratuita.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Guido Viaro e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Os comentários estão encerrados.