A propósito do aniversário do amigo Solda

No estúdio de um fotógrafo japonês que havia em Itararé, 1953, por aí.

Há algum tempo fui ver uma exposição na OCA em São Paulo, uma retrospectiva de Picasso. A exposição era em ordem cronológica, isto é, começava com um quadro que ele pintou aos 14 anos – um bispo em sua vestimenta púrpura. Obra academicamente perfeita e acabada. Já mostrava a genialidade que viria. A exposição, muito bem montada, apresentava as diferentes fases do artista e as suas inclusões na cerâmica, no ferro, em esculturas, papel e colagem. Terminava de modo maravilhoso quase que desconstruindo a sua arte.

Recentemente, visitei uma exposição muito bem montada sobre os cartuns do Solda, na Sociedade Duque de Caxias. A sensação foi a mesma, pois ambos os artistas mostraram a coerência das suas vidas e, dentro dessas vivências, a qualidade incontestável dos seus traços e inteligência. Ver o conjunto do trabalho do cartunista reforçou-me a frase de outro mestre, o Akira Kurosawa: “Todo artista deve ser intransigente com a sua arte”.

O nosso amigo Solda sempre foi assim. Não se dobrou a modismos e às exigências da publicidade e do marketing e graças a esse proceder foi ao longo do tempo refinando o traço, a picardia e lapidando a sua já apurada ironia. Solda faz aniversário hoje, que faça sempre muitos aniversários, que nos brinde cada vez mais com suas frases, desenhos e seu refinado senso de humor. Solda, é muito bom tê-lo como amigo.

Eloi Zanetti

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em happy birthday. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

3 respostas a A propósito do aniversário do amigo Solda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.