Bom dia, do Plural Curitiba

Hoje, quarta, 9 de agosto. Dia Internacional dos Povos Indígenas. E o Censo mostra que aqui no Paraná são mais de 30 mil pessoas.

Tchau, Copel
Dia desses me contaram que a casa onde moraram Bento Munhoz da Rocha Neto e sua esposa, Flora, vai ser demolida. No lugar vão erguer decerto um prédio enorme, o que faz sentido do ponto de vista econômico, mas é uma baita perda para o patrimônio cultural.

Bento vai ser sempre lembrado como um dos grandes homens do Paraná. Como governador, em um só mandato, fez coisas que serão lembradas por muito tempo. Só para ficar em um, que mais importa aqui, criou a Copel. Fez muito mais que isso (estradas asfaltadas, criou o Centro Cívico, fez a expansão do Paraná rumo ao Oeste). Mas se tivesse feito só a Copel, já seria grande.

A demolição da casa é uma perda. A venda da Copel é algo absurdamente mais triste. O estado perde sua maior empresa, abre mão de lucros anuais e de um instrumento de desenvolvimento que ninguém sabe agora na mão de quem ficará. Tudo em nome de uma suposta competitividade (o mesmo argumento de 30 anos atrás, e que não faz o menor sentido para um monopólio).

Em 100 anos, Bento será lembrado. O atual governador provavelmente não será nem mesmo citado nos livros de História (um argumento que para ele talvez nem faça sentido, tendo em vista seu desprezo pelo conhecimento e pelos livros). Assim como, propositadamente, não vai citado neste breve texto.

Leia mais  aqui

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Plural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.