Cândido de agosto destaca as mulheres no jornalismo literário

O Jornal Cândido de agosto traz uma reportagem especial de Juliana Sehn sobre o jornalismo literário produzido por mulheres, historicamente apagadas das redações. Raramente citadas em antologias, elas deixaram as suas marcas no gênero e influenciaram gerações de novas profissionais. Para ilustrar, o especial de capa ainda apresenta uma seleção de obras para conhecer o movimento por um viés feminino.

A edição traz também uma entrevista, concedida ao escritor João Lucas Dusi, com o editor Claudecir Rocha, que resgatou recentemente a epopeia A Guayrá (1891), de Rocha Pombo (1857-1933), considerado um dos fundadores da literatura paranaense, em uma conversa sobre o provincianismo local.

E dando continuidade ao Especial Nicolau, a nova edição do Cândido resgata a entrevista Príncipe Negro da Música, com Itamar Assumpção, publicada originalmente no Nicolau, suplemento bimestral editado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em julho de 1989.

A poeta e tradutora Francesca Cricelli apresenta traduções de três poetas contemporâneos europeus (Soffía Bjarnadóttir, Francesca Serragnoli e Sergio García Zamora), nos respectivos idiomas: islandês, italiano e espanhol.

Outros destaques do Cândido 141: Poema inédito da poeta Angela Melim, conto de Tiago Feijó e ensaio fotográfico por Almiro da Silva, de Sapopema, no Norte Pioneiro do Paraná, em um registro vivo do imaginário de uma cidade do interior do Estado. A ilustração de capa é da artista Vique.

Serviço: Jornal Cândido|Publicação de literatura editada desde 2011|Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br|@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)|Cândido Lopes, 133 – Centro Curitiba – PR |41 3221-4900|@bibliotecapr

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h|Sábados, das 8h30 às 13h

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Jornal Cândido e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.