Cinema grego

© Reuters

Yorgos Lanthimos nasceu em Atenas. Estudou direção de cinema e televisão na Escola de Cinema Stavrakos em Atenas. Nos anos 1990 dirigiu uma série de vídeos para companhias de dança-teatro grego. Em 1995 dirigiu um grande número de comerciais de TV, além de vídeos musicais, curtas-metragens e peças de teatro experimental.  Ele também foi um membro da equipe criativa que projetou a abertura e fechamento cerimônias dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 em Atenas.

Sua carreira longa-metragem começou com o filme convencional meu melhor amigo, onde ele compartilhou dirigir créditos com o mentor Lakis Lazopoulos e foi seguido pelo filme experimental Kinetta que estreou no Toronto Film Festival 2005. Seu terceiro longa-metragem Dogtooth ganhou o Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes 2009  e foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 83.  Seu quarto filme Alps (2011) ganhou o prêmio Osella para Melhor Roteiro (Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou) no Festival de Cinema de Veneza 68 internacionais.

O roteiro de seu quinto filme The Lobster foi premiado com o Prêmio Internacional ARTE como Melhor Projeto CineMart para 2013, o 42º Festival Internacional de Cinema de Roterdam.  O filme foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2015 .

Quando falamos sobre o Teatro Margem no Teatro Guaíra (eu e Beto Bruel) citei Yorgos Lanthimos, por Dogtooth e Athina Raquel Tsangari, de Attenberg, como referência cinematogrática para teatro e a transgressão, a paixão pra seguir (re)inventando. Não é, Felipe Hirsch?

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Os comentários estão encerrados.