O golpe do SMS

O consumidor recebe em seu aparelho celular a seguinte mensagem de SMS: “Olá Sr. (a) (primeiro nome ou nome completo da pessoa), empréstimo no valor de R$5.177,30 foi aprovado com sucesso caso não reconheça ligue 0800878 2562.”

A pessoa se preocupa e crê que alguém fez um empréstimo em seu nome e no número indicado atende a telefonista da falsa central telefônica, encaminha um falso motoboy, entre outros procedimentos, e eles conseguem os dados sensíveis do consumidor para submetê-lo a um golpe digital.

Ao perceber, o cliente deve avisar seu banco sobre essa tentativa de burlar a segurança pessoal. Havendo dúvida, deve falar com seu gerente ou servidor de confiança da instituição financeira.

Caso seja vítima do golpe deve, imediatamente, bloquear o cartão de crédito, avisar o banco e entrar em contato com a Polícia Civil registrando o golpe,por meio de boletim de ocorrência digital ou pessoalmente.

Alguns bancos possuem SMS gratuito e centrais específicas para receber essas denúncias.

Os bancos e instituições financeiras deveriam intensificar os avisos de possíveis fraudes aos clientes, pois possuem responsabilidade quanto prevenção de fraudes.

Esse limite de responsabilidade e sua indenização aos consumidores ainda não está bem definido por lei ou pelo Banco Central.

Na prática, muitas vezes o cliente arca com o golpe e as instituições financeiras ficam impunes.

A forma de prevenção obrigatória é que os bancos acompanhem esses crimes e suas tentativas e alertem, periodicamente, aos seus clientes dando publicidade e informando o uso correto dos meios digitais.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Claudio Henrique de Castro e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.