Curitiba tem carnaval para a terceira idade

Foto de Alice Rodrigues

Hoje tem baile dos idosos no Paraná Clube, das 14h às 17h. E quem for conferir a festa poderá aprender as marchinhas que o Rancho das Flores levará para a Avenida Cândido de Abreu, no dia 18 de fevereiro, a partir das 20h. O tema deste ano, “Avenida em Polvorosa”, é uma homenagem aos 40 anos do Teatro do Paiol e aos 30 anos de Oficina de Música de Curitiba.

O desfile do Rancho das Flores é aguardado com expectativa e prevê a participação de até 400 idosos que integram os grupos de convivência mantidos pela FAS – Fundação de Ação Social. Músicos conhecidos na cidade formam a banda que acompanha a apresentação.

Na época em que o Rancho foi criado, em 1989, possuía letra e músicas próprias, o que acabou por criar um gênero musical cadenciado, com grande riqueza melódica: a “marcha rancho”. O grupo apresentava tanto fantasias variadas ou criadas a partir de um único modelo. No início, as roupas eram criadas pelo estilista carioca Nei Souzah, com a participação dos idosos na confecção.

Desde 2006, o desfile do Rancho das Flores passou a ser de responsabilidade da Fundação Cultural Curitiba, organizadora do Carnaval de Rua de Curitiba. Atualmente, o responsável pelo trabalho de criação do figurino é selecionado por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba. Este ano, o escolhido foi o figurinista carnavalesco Áldice Lopes.

Dona Vanda Bondan, porta-bandeira do grupo, conta que está ansiosa, principalmente porque quer saber como será o seu vestido. A foliona de 72 anos diz que os responsáveis pela atração “sempre capricham nas fantasias”. Ela desfila há 12 anos e deseja ser vistas pelos filhos e netos na Avenida do Samba.

Tradicionalmente, o Rancho desfila e participa da abertura do Carnaval de Rua de Curitiba, desde 1990. A iniciativa integra o calendário anual de eventos direcionados à população idosa do município. Essa atividade aproveita a cultura de nosso povo para valorizar e reforçar a participação ativa dos idosos, unindo-os de forma lúdica. As primeiras apresentações do Rancho foram realizadas em locais como o Parque Barigui, a Rua Barão de Antonina, o Colégio Tiradentes e o Circulo Militar de Curitiba.

Serviço: Baile de Carnaval dos Idosos, organizado pela FAS – Fundação de Ação Social. Data e horário: dia 14 de fevereiro de 2012 (terça-feira), das 14h às 17h.Local: Paraná Clube (Avenida Presidente Kennedy, 2.377 – Água Verde).Ingresso: gratuito. Rancho das Flores no desfiles das escolas de samba. Local: Avenida Cândido de Abreu. Data: 18 de fevereiro de 2012 (sábado). Horário: entrada do Rancho das Flores às 20h. Ingresso: gratuito.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Carnaval para a Terceira Idade, Fundação Cultural de Curitiba e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.