O plano do PT sem Marina

Izabella Teixeira seria o nome do PT para o Meio Ambiente, mas está no BNDES.

A crise entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, seu colega das Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Petrobras e o senador Randolfe Rodrigues, fez o PT sonhar em ocupar a pasta. Desde o ano passado, o PT queria a ex-ministra Izabella Teixeira no posto, não Marina.

Enquanto Lula organizava seu ministério, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, tentava emplacar Teixeira no Meio Ambiente e defendia que Marina Silva ocupasse outra função, menos executiva. Perdeu.

Izabella Teixeira está no Conselho de Administração do BNDES, função considerada tampão. Petistas ouvidos pelo Bastidor acreditam que Izabella Teixeira é respeitada entre ambientalistas e consegue se equilibrar entre a vontade do governo promover desenvolvimento social e econômico e a preservação ambiental.

A articulação não levava em conta o fato de Marina ser um símbolo internacional da luta pelo meio ambiente no Brasil e da retomada da política ambiental após a destruição promovida por Jair Bolsonaro.

Por enquanto, diz um auxiliar de Lula ao Bastidor, o presidente não quer ouvir falar em mudança.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em O Bastidor e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.