Dobra Zena

Milena, uma mulher de 50 anos de idade, descobre um terrível segredo sobre o passado do seu ideal marido, ao mesmo tempo em que tem conhecimento sobre o diagnóstico do seu câncer, ela começa a despertar do seu paraíso em que vive. A Boa Esposa, 2016, direção de Mrjana Karanovioc, Sérvia, Bósnia e Croácia, 1h 30min, Sundance Festival Selection 2016. 

Poucos são os exemplos de filmes dirigidos, roteirizados, produzidos e estrelados pela mesma pessoa, que dirá uma mulher. A indústria cinematográfica é tão centrada nas figuras masculinas que raras vezes destacou talentos femininos numa amplitude dessas. Aconteceu recentemente com Natalie Portman, no razoável e emotivo De Amor e Trevas (2015), e se repete, um pouco mais longe, na Sérvia, com a realizadora Mirjana Karanovic, neste A Boa Esposa.

Com uma trama feminina, de teor sócio-político, Karanovic trata da história de Milena, que ela própria interpreta de maneira estupenda. A personagem simboliza a esposa perfeita para aqueles que ainda acreditam em um universo patriarcal. É bonita, gentil, dona-de-casa e serve ao marido e aos filhos sempre com entusiasmo. Porém, já na sua meia-idade, acaba vivendo à sombra da família, principalmente do esposo, um ex-soldado do exército sérvio. Num dos momentos em que faz a limpeza da grandiosa e luxuosa casa em que vive, ela encontra a fita VHS de uma filmagem caseira. Relembra, então, os bons tempos de uma confraternização com os filhos agora adultos, quando estes ainda eram crianças. Para sua surpresa, está ali também o registro do marido e de alguns amigos torturando e executando civis.

Renato Cabral

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Dobra Zena e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.