Gibiteca de Curitiba comemora 25 anos

Painel de Joe Bennet. Foto de M. Garcia.

Começam hoje as comemorações dos 25 anos da Gibiteca de Curitiba, a primeira biblioteca brasileira especializada em história em quadrinhos e importante centro nacional formador de profissionais nessa área. A Fundação Cultural de Curitiba elaborou uma extensa programação para o aniversário, que inclui exposições, oficinas, palestras, cinema e lançamentos de revistas.

A Gibiteca, que foi inaugurada em 15 de outubro de 1982, possui cerca de 25 mil exemplares divididos em infantis, minisséries, adultos, coleções, gibis antigos, nacionais, livros sobre histórias em quadrinhos, livro sobre rpg (role playing game), mangás (quadrinhos japoneses) e material teórico. Segundo a coordenadora da Gibiteca, Maristela Garcia, os gibis não podem ser emprestados. Todo o material é lido no local para não ter risco de perda. Os maiores freqüentadores da Gibiteca são os adolescentes e adultos, que podem utilizar do espaço e do acervo para fazerem trabalhos escolares e universitários. Já as crianças vão geralmente acompanhadas dos pais ou da escola. E uma estrela dos quadrinhos está na cidade: Joe Bennett, artista de Belém do Pará, que é desenhista exclusivo da DC Comics, editora norte-americana de quadrinhos. Joe Bennett chegou na semana passada e acompanhou a montagem de sua exposição, Originais de Joe Bennett, que abre hoje no Solar do Barão. O artista também participa do talk show Quadrinhos em Curitiba. Benedito José Nascimento – Joe Bennett, como ficou conhecido nos EUA, estreou profissionalmente em 1985, trabalhando para editoras brasileiras. Em 1992, começou a desenhar para a Marvel americana. Por suas mãos passaram personagens como Homem-Aranha, Vingadores, Conan, Elektra, Hulk e muitos outros. Após o seu elogiado trabalho com o personagem Capitão América (Marvel), Joe Bennett foi convidado pela DC Comics e se tornou contratado exclusivo da editora do Super-Homem. Outra exposição que abre hoje é a 25 anos da Gibiteca de Curitiba, uma retrospectiva que reúne material do acervo e participação de 20 cartunistas que tiveram como base de sua formação os cursos de desenho de HQ da Gibiteca.

A Gibiteca fica no Centro Cultural Solar do Barão, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533. A Fundação Cultural de Curitiba fechou parceria com a FNAC do ParkShoppinhg Barigüi e alguns eventos das comemorações serão realizados lá. A programação completa está disponível no site www.fccdigital.com.br.

Isabel Pimentel [09/10/2007]O Estado do Paraná.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.