Grupos Escolares de Curitiba : Exposição no saguão da Prefeitura

Quem passar pelo saguão da Prefeitura Municipal de Curitiba no período de 19 de junho a 3 de julho poderá conhecer o interessante trabalho da pesquisadora e arquiteta Elizabeth Amorim de Castro. Ela é autora do projeto Grupos Escolares de Curitiba na Primeira Metade do Século XX, que além de um livro e um CD, inclui uma exposição com painéis fotográficos que retratam imagens antigas das escolas públicas da capital paranaense. Ao visitar a mostra os moradores da cidade farão um passeio pela história que começa pelo Império, segue pela Primeira República e avança pela Era Vargas até alcançar a década de 1950. São sessenta anos revisitados em trinta e uma escolas primárias. Muitos ex-alunos dos grupos escolares retratados nos painéis poderão conferir os edifícios onde receberam suas primeiras lições. Há algumas fotos que podem ser consideradas relíquias da memória escolar. É o caso de professores e alunos junto à Escola Oliveira Bello, construída em 1884 e da escola Tiradentes, inaugurada em 1895.

A arquiteta Elizabeth Amorim de Castro é carioca, mas reside em Curitiba desde a infância. Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná, onde também realizou graduação e mestrado, dedica-se ao estudo de edifícios públicos desde 2004. Foram tema de suas pesquisas anteriores, instituições de isolamento (hospícios, penitenciárias, asilos, orfanatos e hospitais), conventos e seminários, bem como colégios e educandários, todos registrados em livros. Seu trabalho mais recente recebeu patrocínio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e comprova o valor histórico e arquitetônico dos grupos escolares cujos primeiros registros estão no final do século XIX. A primeira edição do livro foi distribuída a bibliotecas e instituições culturais de pesquisa do Paraná e do Brasil. A reimpressão, custeada pela autora está à venda nas Livrarias Curitiba e Dario Vellozo. A exposição tem caráter itinerante e após ser vista na sede da prefeitura cumpre uma agenda em demais instituições.

Serviço: Grupos escolares de Curitiba na Primeira metade do Século XX, Exposição Fotográfica. Quando: de 19 de junho a 3 de julho de 2009, de segunda a sexta das 8 às 18 h. Onde: saguão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.