Lançamento de livro sobre o direito romano

A consagrada editora paranaense Íthala lança o livro Temas de direito processual civil romano e direito romano clássico.

O autor, o Professor Cláudio Henrique de Castro, romanista, tem mais de mil e quinhentas publicações de artigos, dezenas de artigos científicos, passou por tradicionais universidades europeias na Espanha e em Portugal, possui sólida experiência na docência universitária, é professor de oratória forense, direito romano e história do direito. E esta é sua décima sétima obra jurídica.

O livro analisa o processo formulário romano, o conceito de justiça desde Roma aos dias atuais, os precedentes do processo civil romano e no direito processual civil vigente, faz um apanhado histórico dos tribunos da plebe, trata do ius controversum, da arbitragem no direito romano, lusitano e brasileiro e aborda a prévia citação do réu no direito romano e na atualidade.

Apaixonado pelo direito em vários dos seus ramos, sempre tendo como base o direito de Roma, onde tudo começou, Castro apresenta os temas do direito romano conectando-os com a atualidade jurídica brasileira.

Em fevereiro deste ano publicou artigo na tradicional Revista dos Tribunais sob o título O tribuno da plebe no direito romano.

Recentemente, fez parte da obra coletiva Advocacia nas causas coletivas na contemporaneidade com o selo da CAPES, e o Grupo de Pesquisa Ius Dicere da UFSC e a Rede de Pesquisa em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição que congrega a UFSC/UCS/UNESC/UNOCHAPECÓ E ESUCRI, tendo produzido o capítulo A advocacia em tempos de pandemia.

É colunista de Direito da Rádio Banda B, da AERP – Associação das Emissoras de Rádio do Paraná, de diversos jornais e sites jornalísticos e do portal www.direitoparaquemprecisa.com.br.

Serviço: Pré-venda do livro: Temas de direito processo civil romano e direito romano clássico, Cláudio Henrique de Castro

Link:https://www.ithala.com.br/produto/pre-venda-temas-de-processo-civil-romano-e-direito-romano-classico-remessas-a-partir-de-05-03/

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Claudio Henrique de Castro. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.