Morre Tiomkim, o pioneiro do audiovisual no Paraná

Morreu neste domingo (17) em Curitiba, aos 68 anos, Osval Dias de Siqueira Filho, o Tiomkim, jornalista, videomaker, produtor de cinema, vídeo e fotografia.  Pioneiro do audivisual no Paraná, durante  24 anos ele atuou na ação cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) – e há 25 anos produzia o programa radiofônico “Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema”, que ia ao ar todos os domingos às 22 horas na Rádio Educativa, e também produzia o site cinemaskope.com.

Pioneiro na área de video-arte no Paraná, produziu vários curtas, na categoria experimental, e participou de diversos festivais de video na década de 90. Foi premiado no Festival do Maranhão com os troféus Itaú, Especial do Juri e o internacional OCIC (Organização Católica Internacional) em parceria com o cineasta Estevan Silvera. Também ganhou o grande prêmio do Salão Curitiba Arte V (1989) e foi até Praga na antiga Tchecoslováquia onde registrou o fim do Comunismo. Cinéfilo de carteirinha, ele tinha uma coleção de mais de mil discos de vinil com trilhas sonoras do cinema, além de mais de 500 DVDs.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Tiomkim e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.