Notas do fundo do poço

Ernani-Ssó

© Myskiciewicz

O respeito e o ovo podre

É desrespeitoso mandar um ministro ou qualquer outra autoridade lamber sabão? E sabonete, pode? Depois de uma longa meditação, quer dizer, o tempo de ler algumas manchetes nos jornais, cheguei à conclusão de que podemos mandar um ministro lamber coisas piores. Ou mais. Podemos mandar um ovo podre na fuça dele. É uma violência? É, sim, mas bem menor que muito canetaço brasiliense que favorece o bando de pilantras de sempre. A violência do canetaço não dá cadeia, mesmo fazendo milhares de vítimas. Dá até títulos, comendas e belas aposentadorias.

Privatização

Gostaria que continuasse privado o rombo financeiro dos bancos.

Assistindo aos Simpsons

Aula de ioga. Professor manda Margie ficar de quatro, com o bumbum pra cima. Margie quer saber que posição é essa. Professor: “A posição do contribuinte americano”.

Essa posição não te parece estranhamente familiar, caro compatriota?

Conto do vigário

Não existe mercado livre. O mercado é regulado pela lei da selva.

Adequação da linguagem

Não sei se vocês se deram conta, mas políticos e demais autoridades que em entrevistas usam o mais perfeito juridiquês e economês – quer dizer, obscuro e pomposo –, nos telefonemas grampeados usam o português cristalino das ruas: “Eu te passo a bola, mas você tem de depositar logo o meu”.

Reflexão com dor

A democracia é um lixo. O fato de não terem inventado nenhuma forma melhor de governo dá a medida da nossa espécie.

Mas

O mundo vem melhorando, século após século. Hoje já não temos mais escarradeiras na sala.

 Ernani Ssó é escritor, vive em Porto Alegre. Colabora com os sites Coletiva Net e Sul21, e agora virou colaborador fixo do Seguinte:

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Notas do fundo do poço e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.