Oi, pai

A JUSTIÇA bloqueou a nomeação do filho do governador de Santa Catarina para a chefia da Casa Civil. Bobagem que vai cair, porque a esperteza política já alcançou o STF, que fez jurisprudência pela legalidade da nomeação de parentes em cargos políticos. No mundo inteiro isso se faz, tanto que o presidente Trump nomeou a filha e o genro para cargos em seu governo. Os gringos, gente sofisticada em questões de moralidade pública, dão-se ao luxo de fixar remuneração simbólica para os parentes, one dollar a year, um dólar por ano; afinal, é tudo gente rica de nascença e exercer função pública é ação patriótica, de honra ao mérito. Tem questões esquisitas, como o genro de Trump, que mal saiu da assessoria do sogro, fechou contratos milionários com empresas árabes. Mas não passou de coincidência, acidental e inocente.

No Brasil a justificativa da nomeação de parentes para cargos elevados é a confiança, acentuada, delicada e maior entre parentes, uma confiança, que se diz legal, que cruza e ultrapassa a fronteira da cumplicidade e do favorecimento, que torna até dispensável a nomeação formal. Veja-se o caso de Carluxo Bolsonaro, o general que comandava, sem cargo e nomeação, o Gabinete do Ódio do presidente Jair Bolsonaro, a usina de maldades, difamações e calúnias do governo. O governador de Santa Catarina, bolsonarista raiz, eleito com o prestígio do presidente, caso mantida a decisão judicial, pode manter o filho no governo, sem cargo e com poder: é só seguir o modelo Carluxo, que interrompia e pontificava em reuniões do ministério, nas quais assomava pela porta dizendo “Oi, pai”.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em solda cáustico e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.