Solda

Publicado em Charge Solda | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Desbunde!

Foto de Tomas Rucker

Publicado em a bunda mais bonita da cidade, tomas rucker | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Clic!

Lourenço Mutarelli e Pryscila Vieira. Foto de Vera Solda

Publicado em Clic!, pryscila vieira | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 11 comentários
Compartilhe Facebook Twitter

Preenchendo espaço vazios

Foto de Misquici

Publicado em elma & francis | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Poluicéia Desvairada!

A chave que abre as portas da cidade. Foto de Lee Swain

Publicado em poluicéia desvairada! | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

O Solar na Estação

Na Estação das Letras, sábado, fui recebido por Suzana Vargas (ela foi mediadora de vários debates na última Bienal do Livro), que suportou galhardamente a algaravia proporcionada pelo buquê de amigos que por lá apareceram. Um deles, o autor destas fotos, fotógrafo Chiquito Chaves, revelou ter trabalhado na empresa de engenharia de solo que destruiu o casarão e construiu as fundações da torre do RioSul, em 1972. A Vera Sastre, à direita na foto, era amiga do cartunista Vagn e frequentava a pensão. Por fim, no apagar das luzes, surgiu o pianista Leonardo Luz, ex-morador, atualmente em Barcelona. A conversa terminou no bar da esquina entre cervejas e reminiscências. Em Botafogo. Toninho Vaz, do Itanhangá

Publicado em solar da fossa, tonhinho vaz | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

31 de outubro, 1993

Morre Federico Fellini, cineasta italiano. Foto sem crédito

Publicado em hoje, mural da história | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Roça Barroca

1-Rugendas|Desmatamento|1835. Ao fundo, foto de Guillermo Sequera|Arte: Gui Zamoner|2-Josely Vianna Baptista, foto de Nego Miranda

A Floresta e o Pêndulo

 A tradução poética é um pêndulo instável. De um lado, há a precisão semântica; de outro, a necessidade formal. A melhor tradução fica instavelmente no meio (ela que nunca é um lugar definido). Não se trata, absolutamente, do meio termo, mas ao contrário, da mais radical refiguração do original em outra língua. Original que não é feito nem de seu âmbito semântico nem de suas relações formais, mas sim de suas interações e mobilizações formais & semânticas, ou morfossemânticas. A posição central do pêndulo é, não por acaso, a vertical, que aponta para a maior profundidade possível.

O que parece particularmente apropriado ao mito cosmogônico dos Mbyá-guarani aqui traduzido para o português, pois se trata de uma estranha e estranhamente bela narrativa poética sintética sobre personagens de sabor arquetípico, que evocam tanto o tempo profundo do mito quanto a profundidade sensível da floresta brasileira.

Ao mesmo tempo, a arte é, no limite, certa autonomização da estética inexistente em outras culturas que não a ocidental moderna. Etnopoesia é mito em linguagem poética: portanto, mito antes de poesia. A dimensão estética e a linguagem poética estão a serviço de outra coisa, são um meio, não um objeto em si. A ironia é que, do mesmo modo e pelo mesmo motivo pelos quais a etnopoesia não é de fato poesia, um ocidental moderno não pode ler nela senão poesia. Perde-se o mito, ganha-se a arte. Aqui, duplamente: pois se não os mitos em si, sua ambiência é reevocada, revisitada e reencenada na segunda seção do livro, nos belos poemas originais de “Roça barroca”, que fundem o mais arcaico ao mais moderno num gesto, então, essencialmente moderno.

Luis Dolhnikoff

Título: Roça barroca. Autor: Josely Vianna Baptista. Editora: Cosac Naify. Apresentação: Augusto Roa Bastos. Foto da capa: Miguel Rio Branco. Apoio: Petrobras Cultural

Nota sobre a autora de Roça Barroca

 Josely Vianna Baptista (Curitiba, 1957)  é autora de  Ar (Iluminuras, 1991), Corpografia (Iluminuras, 1992; com arte visual de Francisco Faria), Outro (Mirabilia, 2001, em colaboração com Maria Angela Biscaia e Arnaldo Antunes), A Concha das Mil Coisas Maravilhosas do Velho Caramujo (Mirabilia, 2001; ilustrado por Guilherme Zamoner; ganhador do VI Prémio Internacional del Libro Ilustrado Infantil y Juvenil do Governo do México em 2002), Musa paradisiaca: antologia da página de cultura 1995/2000 (em colaboração com. F. Faria; Mirabilia, 2004) e Sol sobre nuvens (Perspectiva, 2002; apresentação de Augusto de Campos [Signos 43]), entre outros.   

Uma coletânea de seus poemas, On the shining screen of the eyelids, foi premiada em 2001 pelo  CreativeWorks Fund, de San Francisco, EUA, e publicada em 2003 por Manifest Press, em tradução de Chris Daniels. Em 2002, a Editorial Aldus lançou no México Los poros floridos (edição bilíngüe, com arte de F. Faria e tradução de Reynaldo Jiménez e Roberto Echavarren). Em 2006, Florid pores foi publicado na íntegra em 1913: a journal of forms (San Francisco, 1913 Press; tradução de Chris Daniels e Regina Alfarano). Participou de antologias publicadas no México, Peru, Argentina, Estados Unidos, Cuba, França, Paraguai, Colômbia, Equador, Espanha, Austrália e Bélgica. As mais recentes são The Oxford Book of Latin American Poetry, que cobre  500 anos da poesia do continente, indo de escritos maias anônimos do século XVII aos dias atuais, e na qual é a única representante brasileira de sua geração (Nova York, Oxford University Press. Org. Livon-Grosman e Cecilia Vicuña, 2009), e a antologia de poesia brasileira organizada por Flora Süssekind para o Festival Europalia, na Bélgica (2011).

Vem realizando um trabalho constante de tradução e divulgação de importantes escritores hispano-americanos, tendo integrado o corpo de tradutores das Obras completas de Jorge Luis Borges (Globo), recebendo o Prêmio Jabuti de Tradução de 1999. Com apoio do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes do  Governo do México, traduziu e editou o livro Rastros de luz,  de Coral Bracho (Mirabilia/Olavobras, 2004).

 Vem participando, como poeta convidada, de diversas exposições do artista plástico Francisco Faria no Brasil e no exterior. As mostras mais recentes foram “Significado da paisagem das Américas” (Curitiba, Museu Oscar Niemeyer/São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, 2005), da qual participou também o poeta Luis Dolhnikoff, e Francisco Faria – Desenhos (Rio de Janeiro, Largo das Artes, 2009).

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , , , , , | 1 comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Uebas!

Ines Sastre. TaxiDriver

Publicado em TaxiDriver, uebas! | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Amigos do peito

Foto de Andre de Dienes

Publicado em amigos do peito, andre de dienes | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 4 comentários
Compartilhe Facebook Twitter

Solar da Fossa

Uma foto inédita do Solar da Fossa, que só me chegou às mãos agora. Mostra três moradores da pensão Santa Teresinha conversando no jardim central… Oferece uma boa visão da ala superior, incluindo a varanda – construída na reforma de 1965. Botafogo, RJ. Ainda cpm marcas de fita adesiva (durex). Fotógrafo desconhecido.

Publicado em solar da fossa, tonhinho vaz | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Meu tipo inesquecível

Na moldura, Amy Winehouse, Adegão. Foto sem crédito

Publicado em amy, Amy Winehouse, meu tipo inesquecível, na moldura | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 3 comentários
Compartilhe Facebook Twitter

Solda

Publicado em Charge Antiga, Charge Solda | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Chope

Clique na imagem para ampliar

Publicado em Cesar Marchesini, Chope Duplo, paulo vitola | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter

Entubado

Foto de Roberto José da Silva

Publicado em "fotas", zé beto | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , | Deixar um comentário
Compartilhe Facebook Twitter