Retrato de Jal que integra ensaio com os principais cartunistas brasileiros

José Alberto Lovetro, o Jal, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Ainda adolescente, publicou, em 1974, no suplemento Quadrinhos da Folha de São Paulo, . A partir daí, não parou mais. Já levou seus traços e humor para diversos jornais (O Pasquim, O Estado de S.Paulo, The Brazilians – da comunidade brasileira em NY –, Diário Comércio e Indústria, entre outros), revistas (Crás, Arigatô, Bundas, Semanário, Visão, Marie Claire, Veja, Penthouse, Sexi, Sem Fronteiras – publicada na Holanda e Bélgica – Klic, Gripho, Monga etc.) e emissoras de televisão (Tupi, Bandeirantes, Manchete, Cultura, SBT, Gazeta, Abril, Sesc-Senac e Globo). Foi desenhista e quadrinista na Maurício de Souza Produções.

Foi professor de Quadrinhos na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Reviveu, em 1989, o Amigo da Onça, sucedendo o criador Péricles (1914–1961) e a Carlos Estevão (1921-1972) no personagem, que chegou a “concorrer” às eleições de 1994, fazendo “campanha” em uma coluna no jornal Tribuna de Campinas (SP). Criou, com Gualberto Costa – o Gual – a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo em 1984. Anos depois, em 1988, após os dois conquistarem um espaço para falar de HQ ao vivo dentro do programa TV Mix, decidiram criar uma premiação nacional para a categoria, o Troféu HQ Mix.

A organização do troféu levou à criação da Associação dos Cartunistas do Brasil (AQC) Desde então é presidente da entidade. Fundou a agência JAL Comunicação e criou um fotoblog no portal UOL para divulgar seus trabalhos em 2007.

Paulo Vitale ©All Rights Reserved

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Paulo Vitale e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.