Sentado na cadeira

Petistas críticos de Flávio Dino (PSB) dizem que o ministro da Justiça e Segurança Pública já se sentou na cadeira do Supremo Tribunal Federal antes mesmo de ser indicado oficialmente por Lula.

Dino já era tratado como favorito por petistas contrários à sua indicação, mas os últimos movimentos do ministro e do seu entorno só reforçaram que ao PT restará disputar a vaga na Justiça.

Um deles foi ainda durante a internação de Lula após cirurgia para tratar artrose, quando Dino deu entrevista em que garantiu não voltar à política se for indicado ao STF. Os petistas não gostaram e usaram a declaração para atacar o ministro a Lula.

O outro é a disputa que se acirrou no ministério entre os secretários Ricardo Cappelli e Augusto de Arruda Botelho, ambos filiados ao PSB.

 O primeiro é homem de confiança de Dino e o seu preferido para sucedê-lo no ministério. Como mostrou o Bastidor, Dino apontou a Lula que é favorável à nomeação do aliado e à manutenção do ministério como responsável pela Justiça e Segurança Pública.

Já Botelho, embora não seja a primeira opção, enfrenta no PT menos resistência do que Dino e Cappelli. O advogado, que defendeu a Odebrecht durante a operação Lava Jato, fez parte do grupo Prerrogativas, mas saiu após críticas a Dino.

Cappelli e Arruda adotaram táticas diferentes em busca da vaga. O aliado de Dino usa as redes sociais para tratar de Segurança Pública e conta com o apoio do ministro. Já o advogado age nos bastidores, tentando convencer petistas.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.