Poeta Alvaro Posselt ministra oficina gratuita para 80 alunos na Biblioteca Pública

Estão abertas as inscrições gratuitas para uma oficina presencial de haicais, ministrada pelo poeta Alvaro Posselt na Biblioteca Pública do Paraná. Realizado pelo projeto Amplinhando Horizontes: Poesia e Ficção — coordenado pelo jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos e produzido pela Máquina de Escrever Editora —, o curso tem carga horária de 8 horas e conta com 80 vagas disponíveis, distribuídas em quatro turmas. As aulas acontecem sempre aos sábados, das 9h às 13h, a partir do dia 4 de junho (veja a agenda completa no final do texto). Para se inscrever, os interessados devem enviar uma breve mensagem para o e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com, explicando por que querem participar da atividade e as datas de preferência.

Ao final do curso, Posselt e uma equipe formada pelos escritores Carlos Machado, Guido Viaro, Jaqueline Conte e Marcio Renato dos Santos vão selecionar contos produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso. O projeto Ampliando Horizontes ainda prevê outras duas oficinas gratuitas: uma de romance, com Otto Leopoldo Winck, e outra de contos, ministrada por Cezar Tridapalli — ambas com inscrições já encerradas.

O curso

Durante a oficina, Alvaro Posselt apresenta fundamentos teóricos e estimula atividades práticas voltadas para a elaboração de haicais — poemas breves de origem japonesa. Professor de Português, Posselt é autor de nove livros, entre eles Tão Breve Quanto o Agora (2012) e Kaki (2015). Alguns de seus poemas estão registrados em murais e muros de Curitiba. De forma voluntária, o autor ministra oficinas em escolas públicas da cidade. Também é fundador da Casa Posselt, espaço cultural que funciona em sua residência e promove cursos e eventos artísticos.

O projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Paraná Equipamentos S. A., Sigmafone Telecomunicações Ltda. e Brementur Agência de Turismo Ltda. são empresas que patrocinam a oficina, que tem produção da Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural e apoio da Tulipas Negras Editora e da Biblioteca Pública do Paraná.

Programação

As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 13h|Turma 1: 4 e 11 de junho|Turma 2: 18 e 25 de junho|Turma 3: 2 e 9 de julho|Turma 4: 16 e 23 de junho

Serviço

Projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção — Oficina de haicais com Alvaro Posselt|Encontros entre 4 de junho e 23 de julho, na sala de cursos da BPP|Inscrições e informações: ampliandohorizontescwb@gmail.com

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Bibilioteca Pública do Paraná e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.