Múcio tentou convencer ex-comandante da Marinha a passar o cargo

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tentou até o último instante convencer o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, a comparecer à cerimônia de posse de seu sucessor, o almirante Marco Sampaio Olsen. Múcio chegou a ir pessoalmente ao Comando da Marinha na tarde de ontem para conversar com Garnier. Em vão.

O ex-comandante teve uma conversa cordial com o novo ministro, a quem disse respeitar e admirar, mas alegou “questões de princípio” para não comparecer à cerimônia. Garnier solicitou sua exoneração ainda no governo Bolsonaro para não ter de “prestar continência” ao presidente Lula, que não compareceu à solenidade.

Em vez de protagonizar a tradicional cerimônia de transmissão de cargo, o ex-comandante da Marinha escreveu uma carta de despedida lida com voz embargada na solenidade por um capitão-tenente da Força. Pelo menos um ex-comandante da Marinha juntou-se aos esforços do ministro da Defesa para tentar convencer Garnier a comparecer ao encontro. Seu argumento: neste momento é preciso fortalecer Múcio, que militares consideram estar sob ataque de uma ala do PT e de ministros do governo como Flávio Dino, da Justiça, e Rui Costa, da Casa Civil.

Tanto Dino como Costa defenderam publicamente a necessidade de esvaziar de imediato os acampamentos bolsonaristas em frente a quartéis-generais do Exército. Já Múcio considera a operação arriscada e entende que, com o inicio do novo governo, os acampamentos tendem a se desfazer naturalmente.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Thaís Oyama - UOL e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Os comentários estão encerrados.