Todo dia é dia

Ferreira Gullar, pseudônimo de JoséRibamar Ferreira (São Luís, 10 de setembro de 1930) é um poeta, crítico dearte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dosfundadores do neoconcretismo. 
Sobre o pseudônimo, o poeta declarouo seguinte: “Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é AlziraRibeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo JoséRibamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudarmeu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minhamãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês;é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome”.
Segundo Mauricio Vaitsman, ao ladode Bandeira Tribuzi, Luci Teixeira, Lago Burnet, José Bento, José Sarney eoutros escritores, fez parte de um movimento literário difundido através darevista que lançou o pós-modernismo no Maranhão, A Ilha, da qual foi um dosfundadores. Morando no Rio de Janeiro,participou do movimento da poesia concreta, sendo então um poeta extremamenteinovador, escrevendo seus poemas, por exemplo, em placas de madeira,gravando-os.
Em 1956 participou da exposiçãoconcretista que é considerada o marco oficial do início da poesia concreta,tendo se afastado desta em 1959, criando, junto com Lígia Clark e HélioOiticica, o neoconcretismo, que valorizava a expressão e a subjetividade emoposição ao concretismo ortodoxo. Posteriormente, ainda no início dos anos de1960, se afastará deste grupo também, por concluir que o movimento levaria aoabandono do vínculo entre a palavra e a poesia, passando a produzir uma poesiaengajada e envolvendo-se com os Centros Populares de Cultura (CPCs). Foto sem crédito

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em absolut. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.