Com votos válidos e dentro da margem de erro, Lula hoje seria eleito no 1º turno

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (15) trouxe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 32%. Os dois disputam a Presidência da República.

Colunistas do UOL analisaram o novo levantamento (veja abaixo). Essa foi a primeira pesquisa do Ipec para presidente contratada pela TV Globo.

Para o levantamento foram realizadas 2 mil entrevistas presenciais entre os dias 9 e 15 de agosto. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03980/2022 e custou R$ 231.156,29.

Kotscho – Lula pode ganhar no 1º turno

Por onde quer que se analise, a pesquisa do Ipec mostra que trouxe números muito mais favoráveis para Lula do que para Bolsonaro. Em resumo, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente decidiria a eleição no primeiro turno, com 51,7% dos votos válidos, dentro da margem de erro de 2% (tem 44% contra 41% dos demais). Faltam apenas seis semanas para a abertura das urnas. A vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 12 pontos no primeiro turno (44% a 32%) e de 16 pontos no segundo turno (51% a 35%). Bolsonaro tem a maior rejeição (46% contra 33% de Lula), seu governo é desaprovado por 57% dos eleitores e ele perde nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo (38% a 28% para Lula); Rio de janeiro (35% a 33%) e Minas (39% a 26%).

Equipe Ultrajano

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Ultrajano. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.