A morte de Irene Papas, aos 96 anos, a grande atriz de Zorba, o grego

A atriz grega Irene Papas faleceu no dia 14 de setembro, aos 96 anos de idade. Ela sofria de Mal de Alzheimer, doença diagnosticada em 2018.

O crítico de cinema norte-americano Roger Ebert escreveu certa vez “há muitas garotas bonitas no cinema, mas poucas mulheres“. Tal comentário fazia referência a atriz grega Irene Papas, atriz dona de um talento como poucas na história do cinema.

Irini Lelekou nasceu na região do Peloponeso, na Grécia, em 03 de setembro de 1926. Filha de uma professora primária e de um professor de teatro, ela foi educada na Royal School of Dramatic Art em Atenas, onde aprendeu interpretação, dança e canto.

Em 1943 ela se casou com o ator e escritor Alkis Papas, de quem adotou o sobrenome artístico. Eles ficaram casados até 1947.

Irene Papas estreou como atriz em um pequeno papel no filme Hamenoi Angeloi (1948), feito em seu país natal. Em 1953 ela começou a chamar a atenção do mundo cinematográfico ao atuar na produção franco italiana As Infiéis (La Infedeli, 1953), estrelado por Gina Lollobrigida. Era o terceiro filme da careira de Papas, e foi dirigido por Mario Monicelli e Steno.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Ultrajano e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.