Veja-se: filme de ontem

LolaEm 1957–1958 em Coburg, na Alemanha Ocidental, durante a reconstrução do país arrasado pela Guerra, o empresário e empreiteiro de obras local Schuckert enriquece através de métodos questionáveis que incluem a corrupção das autoridades municipais. Ele fica sabendo da chegada de um novo secretário municipal de obras, von Bohm, a quem considera um idealista e honesto funcionário.

Von Bohm é alertado por um de seus subordinados, o simpatizante comunista Esslin, dos acordos escusos entre as autoridades e Schuckert mas os tolera pois considera que isso faz parte do sistema. E dá andamento a um novo plano de construção civil urbana. Ao mesmo tempo ele se apaixona por Lola, não sabendo tratar-se da mais famosa prostituta da cidade e cujo proxeneta é justamente Schuckert, que também desconhece esse relacionamento. Esslin sabe a verdade sobre Lola e acaba revelando a von Bohm que fica desesperado e suspende os planos das novas construções, tentando em seguida denunciar e arruinar Schuckert.

Lola é um filme alemão de 1981, dirigido por Rainer Werner Fassbinder. É o terceiro da trilogia do “Milagre Econômico Alemão” (“Trilogia BRD”). Os outros são O casamento de Maria Braun e Die Sehnsucht der Veronika Voss.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Cinema alemão, Die Sehnsucht der Veronika Voss, Lola, O Casamento de Maria Braun, Rainer Werner Fassbinder, Sem categoria, Veja-se - filme de ontem e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.