Luares

Estamos em plena lua cheia, ao menos até esta segunda, 6. Lua dos poetas, dos duendes e dos amantes; também dos lobisomens e dos vampiros a caçar gente nas madrugadas frias… Luar de agosto, num céu às vezes despejado de estrelas – se a imaginação da noite prevê, para a manhã seguinte, as brancas geadas, das noites brancas dos invernos de Curitiba.

Inscrita no grego antigo, é a lua em que se converteu uma deusa evadida – para sempre -, do Olimpo. Redonda e amarela, a lua cheia constitui, igualmente, do sempre rico imaginário celta, o olho de Ehlíate e o seio cortado ao meio de sua irmã gêmea Alceste.

Lua que vi, senhores, pairar na fronteira paraguaio-matogrossense, feito um gigantesco sol iluminando o rumoroso Aquidabán-Nigui e a solitária tumba de Lopes em meio ao silêncio do espesso arvoredo. E a rolar pelas alvas areias do Abaeté, nos anos hippies e loucos, lisérgica e desatinada. Lua de contos de fada, esta uma lua que ademais de bailarina, cantava Lucy in the Sky with Diamonds…

Em sânscrito, a língua primeira, a palavra “plenilúnio” que, sabemos, é o sinônimo mais que poético de “lua cheia”, significa D’jeus, de onde, aliás, diga-se logo, procede a palavra Deus. Um jeito ainda mais elevado de denominar esta lua que Borges, em ode célebre, dedicou à mãe Leonor de Acevedo, poucos dias depois de sua morte. “Esta luna de enfrente desvela su calmoso rostro/la face perfecta de su inolvidable ancienedad”.

Depois da cheia, outro gozoso mistério, senhores, transcorre no céu: a lua minguante, também conhecida como “lua serena”, sobretudo na superstição antiga de muitos séculos. Não é mesmo Fernando Karl?

Nenhum mercador ou mesmo o mais audacioso dos navegadores de Hérida, por exemplo, fazia os seus negócios ou lançava-se em nova aventura ao Mar Ignoto, não brilhasse no firmamento a minguante, mansa em seu quieto mistério. Lua de santos e de profetas; a lua com que Francisco de Assis alimentava, com nacos de sua luminiscência, os pássaros noturnos, em suas conversas com Deus por vales e montanhas.

E tanto míngua a velha lua, a partir daí, que desaparece de todo. E é então como se nunca tivesse havido lua alguma sobre a melancólica Terra dos homens. A chamada “lua nova” é só a projeção de nossa aguerrida crença em luares e artefatos celestes. Onde mora a lua nova que o navegador assírio tanto procurou no mar? E o fez com tamanho empenho que nunca mais voltou para dizer a seus pares o que de moedas de ouro se guarda ali onde a lua nova nasce num redemoinho de água e espuma…

E por fim, mas não menos importante, dá-se a glória da lua crescente. Lua recurva, lua anciã capaz de transtornar a já em si nunca apaziguada inquietação humana. Lua do uivo e do estertor e também lua dos amantes desesperados. Lua afiada no céu. Dela disse o poeta persa, em rara síntese: “Se acontece de ferir o céu com sua agulha/a Crescente devolve aos homens/o ouro em lâmina de sua adaga/”.

2007

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
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