Bolsonaro tenta se associar à retirada de tropas da Rússia e reforça ‘imagem ridícula’, diz analista

O presidente Jair sugeriu que sua presença contribuiu com a retirada de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia, embora não tenha fornecido qualquer indício a sustentar tal associação. Nessa quarta-feira (16), ele repetiu o discurso mentiroso de seus apoiadores. Para o professor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Williams da Silva Gonçalves, Bolsonaro só reforça sua “imagem ridícula” perante o mundo.

Ainda ontem, o governo de Vladimir Putin anunciou o fim de manobras militares e a retirada de parte de suas tropas da península anexada da Crimeia, onde a presença de soldados alimentou os temores de uma invasão. “Mantivemos a nossa agenda e, coincidência ou não, parte das tropas deixou as fronteiras. Ao que tudo indica, a grande sinalização é que o caminho para a solução pacífica se apresenta no momento para Rússia e Ucrânia”, disse Bolsonaro, ao tentar ganhar créditos com a decisão russa.

Para o especialista, as falas mentirosas de Bolsonaro não terão um resultado negativo para o país, já que o Brasil abandonou sua política internacional, desde que iniciou a atual gestão, tornando-se um pária. “Hoje, o país não tem uma política externa, apenas atos desconectados e sem lógica. A repercussão internacional das falas de Bolsonaro pode ser péssima, mas ele já colocou o Brasil numa posição irrelevante e reforça sua imagem ridícula. A política externa do país faz parte do desenvolvimento econômico, e abandonar isso deixa o futuro comprometido”, afirmou, em entrevista ao jornalista Rodrigo Gomes, da Rádio Brasil Atual.

Equipe Ultrajano

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Ultrajano e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.