MON realiza oficina fotográfica para jovens autistas

©Marcelo Kawase

O Museu Oscar Niemeyer irá oferecer uma oficina artística especial, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril. Será realizada uma expedição fotográfica para jovens autistas, a partir de 14 anos.

A oficina acontecerá no dia 13 de abril, das 9h30 às 11h30, inspirada na arquitetura interna do MON. Utilizando a câmera do seu celular, ou qualquer outra, os espaços internos do MON serão investigados livremente por meio da fotografia. O objetivo é sensibilizar o olhar e estimular fotografias críticas, através da experimentação de filtros, lentes e propostas desenvolvidas especialmente para a atividade.

A programação terá início do Espaço de Oficinas, subsolo do MON, com uma breve explicação sobre a oficina. Também serão mostradas técnicas básicas de composição fotográfica, referências e inspirações para a atividade.

Após as explicações, serão distribuídos kits com filtros, lentes e propostas fotográficas que incentivam um olhar sensível para o museu à sua volta. Com o kit e o celular em mãos, o próximo passo será começar a fotografar.

Será um momento de livre circulação pelo espaço interno do museu, com liberdade para que cada participante escolha os seus próprios caminhos. Após a realização das fotos, haverá um reencontro no Espaço de Oficinas para compartilhar as imagens e as experiências da jornada.

A atividade é recomendada para jovens autistas maiores de 14 anos, e a presença de um acompanhante é opcional. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/OficinaFotoAbril2024

MON para Todos

O programa foi desenvolvido pelo MON para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pela instituição. Para pessoas com cegueira ou baixa-visão, o programa conta com legendas em braile, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. O principal objetivo do Museu ao desenvolver ações como o programa MON Para Todos é aumentar a acessibilidade e aproximar a instituição dos mais variados públicos.

 Ações do MON

Referência nacional no assunto inclusão, o MON, por meio do programa desenvolvido pelo Núcleo de Acesso e Participação, foi o primeiro museu do país a implantar uma Sala de Acomodação Sensorial para o público autista. Além disso, o programa conta com uma série de outras ferramentas que auxiliam o público neurodivergente durante a visita ao Museu, como Cordão de Girassóis, Narrativa Visual e Mapa Sensorial.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço – MON para Todos – Jovens Autistas|13 de abril|9h30 às 11h30|Espaço de Oficinas | Subsolo do MON – Fotografias feitas no espaço interno do Museu|Inscrições: https://bit.ly/OficinaFotoAbril2024|A participação de um acompanhante é opcional.

Museu Oscar Niemeyer – www.museuoscarniemeyer.org.br

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.